Bem fez Platão, que dissociava o belo do físico. Já no conceito aristotélico, a beleza estava associada à simetria, proporção e perfeição das formas.
Vivemos uma ditadura da estética. Todos admiramos o belo, mas raramente paramos para refletir acerca de alguns dos seus aspectos não tão nobres.
O preconceito estereotipado a gays, negros, deficientes e diversas outras minorias já virou arroz de festa. E o preconceito ao feio? Normalmente passa despercebido. É comum ouvirmos um comentário despretensioso quando nos deparamos com uma criança loira, bonitinha, passando necessidade.
- Tão linda e nas ruas, pedindo esmola!
Como se a miséria fosse uma prerrogativa do feio...
Todos buscam o belo; em si próprio e também no outro. O homem fica com a mulher bonita e tola, em detrimento de outra bem mais interessante, porém com menos atributos físicos.
Não é de se espantar que assim seja. Voltando à filosofia, Immanuel Kant associava a beleza à sensação de prazer proporcionada pelo objeto observado.
Nas relações humanas, a beleza chega a ser negativa, no sentido em que frequentemente orientamos nossas escolhas a aspectos superficiais.
Mas há outras abordagens, relativas ao próprio detentor da beleza. O exemplo, obviamente, recai sobre a mulher, que, sem maturidade para lidar com a própria beleza e com o assédio natural dela decorrente, acaba “estragada” pelo excesso de paparicação, pelo amplo leque de possibilidades, pela não-necessidade de conquistar o outro.
É aí que a estética constitui-se, de certa forma, um desserviço a quem a possui.
Frequentemente, o belo é um ser autocentrado, incapaz de abstrair e enxergar as coisas por uma ótica que não seja a sua – ok, isso ocorre com a maioria das pessoas – e, consequentemente, torna-se alguém extremamente desinteressante.
O que se vê hoje é um culto exacerbado ao corpo, à beleza física. Nas academias, o objetivo é corpo bombado e modelado, e não a saúde.
A mídia, a TV e o cinema parecem vender cada vez mais a ideia de que o padrão de felicidade passa incondicionalmente pelo culto à estética. E não é bem assim.
Ou não deveria ser.
Devemos encontrar mecanismos para nos defender de nós próprios, para que a nossa natureza não acabe conosco, tal qual a parábola do sapo e do escorpião.
Uma das ferramentas mais interessantes para o conhecimento das relações interpessoais é a Janela de Johari. Os quadrantes do “eu desconhecido” e, mais ainda, do “eu cego”, são fundamentais para o entendimento do porquê de nossos comportamentos.
De qualquer forma, devemos ponderar o quanto estamos dispostos a mergulhar nos nossos “eus”. Afinal, a afirmação mais verdadeira que existe é a de que a ignorância é o segredo da felicidade; o conhecimento, da dor.
Mas uma dor necessária.
Estética (do grego αισθητική ou aisthésis: percepção, sensação, sensibilidade) é um ramo da filosofia que tem por objetivo o estudo da natureza da beleza e dos fundamentos da arte. Ela estuda o julgamento e a percepção do que é considerado beleza, a produção das emoções pelos fenômenos estéticos, bem como: as diferentes formas de arte e da técnica artística; a ideia de obra de arte e de criação; a relação entre matérias e formas nas artes. Por outro lado, a estética também pode ocupar-se do sublime, ou da privação da beleza, ou seja, o que pode ser considerado feio, ou até mesmo ridículo.
Fonte: Wikipedia
Vivemos uma ditadura da estética. Todos admiramos o belo, mas raramente paramos para refletir acerca de alguns dos seus aspectos não tão nobres.
O preconceito estereotipado a gays, negros, deficientes e diversas outras minorias já virou arroz de festa. E o preconceito ao feio? Normalmente passa despercebido. É comum ouvirmos um comentário despretensioso quando nos deparamos com uma criança loira, bonitinha, passando necessidade.
- Tão linda e nas ruas, pedindo esmola!
Como se a miséria fosse uma prerrogativa do feio...
Todos buscam o belo; em si próprio e também no outro. O homem fica com a mulher bonita e tola, em detrimento de outra bem mais interessante, porém com menos atributos físicos.
Não é de se espantar que assim seja. Voltando à filosofia, Immanuel Kant associava a beleza à sensação de prazer proporcionada pelo objeto observado.
Nas relações humanas, a beleza chega a ser negativa, no sentido em que frequentemente orientamos nossas escolhas a aspectos superficiais.
Mas há outras abordagens, relativas ao próprio detentor da beleza. O exemplo, obviamente, recai sobre a mulher, que, sem maturidade para lidar com a própria beleza e com o assédio natural dela decorrente, acaba “estragada” pelo excesso de paparicação, pelo amplo leque de possibilidades, pela não-necessidade de conquistar o outro.
É aí que a estética constitui-se, de certa forma, um desserviço a quem a possui.
Frequentemente, o belo é um ser autocentrado, incapaz de abstrair e enxergar as coisas por uma ótica que não seja a sua – ok, isso ocorre com a maioria das pessoas – e, consequentemente, torna-se alguém extremamente desinteressante.
O que se vê hoje é um culto exacerbado ao corpo, à beleza física. Nas academias, o objetivo é corpo bombado e modelado, e não a saúde.
A mídia, a TV e o cinema parecem vender cada vez mais a ideia de que o padrão de felicidade passa incondicionalmente pelo culto à estética. E não é bem assim.
Ou não deveria ser.
Devemos encontrar mecanismos para nos defender de nós próprios, para que a nossa natureza não acabe conosco, tal qual a parábola do sapo e do escorpião.
Uma das ferramentas mais interessantes para o conhecimento das relações interpessoais é a Janela de Johari. Os quadrantes do “eu desconhecido” e, mais ainda, do “eu cego”, são fundamentais para o entendimento do porquê de nossos comportamentos.
De qualquer forma, devemos ponderar o quanto estamos dispostos a mergulhar nos nossos “eus”. Afinal, a afirmação mais verdadeira que existe é a de que a ignorância é o segredo da felicidade; o conhecimento, da dor.
Mas uma dor necessária.
Estética (do grego αισθητική ou aisthésis: percepção, sensação, sensibilidade) é um ramo da filosofia que tem por objetivo o estudo da natureza da beleza e dos fundamentos da arte. Ela estuda o julgamento e a percepção do que é considerado beleza, a produção das emoções pelos fenômenos estéticos, bem como: as diferentes formas de arte e da técnica artística; a ideia de obra de arte e de criação; a relação entre matérias e formas nas artes. Por outro lado, a estética também pode ocupar-se do sublime, ou da privação da beleza, ou seja, o que pode ser considerado feio, ou até mesmo ridículo.
Fonte: Wikipedia
Parabéns Sérgio Camelo. Um texto muito interessante e sempre atual, já que trata de um aspecto da vida, que apesar de sempre renovado, nunca deixou de existir e que persistirá enquanto o ser humano não entender a efemiridade da “beleza” e seu lado, algumas vezes nefasto, que impõe a dor e a desesperança através de seus padrões. Juliana
ResponderExcluirQue belo comentário, Juliana. Não é à toa que você é minha escritora favorita...
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