sábado, 11 de agosto de 2012

Cadu



Cerca de cinco mil adolescentes participam do Programa Menor Aprendiz do BB de norte a sul do País. Além da capacitação profissional, a orientação dá foco também em princípios éticos e responsabilidade socioambiental. 

Em 2008, o menor da Gerência de Projetos da DITEC era o Carlos Eduardo, um moreninho magro, inteligente e adorado por todos. Além da preocupação com sua formação profissional, procurávamos integrar o Cadu nas atividades sociais que realizávamos.  

Cadu gostava muito de futebol e nas olimpíadas internas da diretoria era o nosso meia-atacante, infernizando a vida dos adversários com sua habilidade e velocidade.

Quando ele me disse que nunca tinha ido a um estádio, prometi levá-lo tão logo aparecesse a  oportunidade.  

Um dia, chamei o Cadu e informei:
- Amigão, eu gostaria de levar você para o melhor jogo que houvesse aqui em Brasília. Infelizmente, o time que poderia proporcionar o maior espetáculo pra você assistir – o meu Fortaleza – não vai se apresentar aqui tão cedo. Portanto, quarta-feira que vem vou lhe levar para um joguinho de segunda categoria no Bezerrão, ok? Se você quiser ir, peça autorização aos seus pais.

Seus olhos brilharam. Cadu era muito bem informado para saber que naquele dia o estádio do Gama seria reinaugurado com a presença simplesmente dos dois maiores jogadores do mundo na época, Kaká e Cristiano Ronaldo. O jogo era Brasil e Portugal, ganhamos por 6 a 2 e nossa seleção deu show!


Hoje, alguns anos depois, meu amigo Cadu já encerrou seu estágio, virou atleta e está na batalha.

Com certeza, o Banco, as dezenas de amigos que conquistou e aquele inesquecível 19 de novembro de 2008 o acompanharão por toda a sua vida!

10 comentários:

  1. Sérgio, lindo post e mais ainda com a história do Cadu. A irmã dele, Natália, também fez parte do programa do BB. Botei o Cadu, algumas vezes, para fazer redações e me entregar. Bom menino. Parabéns pelo feito. O Cadu não vai esquecer. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super-Nitalma (Você diz que não, mas sei que adora ser chamada assim)! Sempre gentil, né? Nesse assunto você dá um banho em todo mundo, com o trabalho sensacional que você faz com nossos meninos! Grande beijo e continue com esse alto-astral que contagia a todos!

      Excluir
  2. O cotidiano, a correria do dia a dia, em geral deixam as pessoas duras, voltadas para si mesmas, focadas nos números, preocupadas com o ter e pouco se importam com quem esta ao seu lado. Em minha vida, meu trabalho, minhas atividades busco manter acesa a crença nas pessoas e ter esperança, sempre. Bonita sua atitude! É bom me deparar com a demonstração que existem pessoas que ainda se preocupam com o outro, cumprem com suas palavras, veem valor no brilho de um olhar... Me fez bem ler seu artigo. Obrigada por compartilhar. Miriam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miriam,
      Eu que agradeço. Pelas suas palavras, tenho certeza de que você deve fazer muito mais do que eu em prol das outras pessoas.
      Muito obrigado e um grande abraço!

      Excluir
    2. De fato gosto de ajudar as pessoas, não é a toa que escolhi trabalhar na área da saúde, mas é tão raro encontrar pessoas sensíveis e que dedicam uma parte de suas vidas para o próximo, isso me chamou atenção neste artigo. Acho que sempre podemos fazer mais...Afinal atenção, carinho, afeto, sorriso, gentileza não nos custa nada dar e sempre multiplica a felicidade e a esperança. bj

      Excluir
    3. Valeu, Miriam! Dá uma olhadinha também em "Olhar Interior". Também acabei de postar um novo texto, "Simples Assim", sobre a comunicação escrita.
      Beijos.

      Excluir
  3. Serjão, parabéns!!
    Este é o espírito desse (entre vários outros) excelente programa de integração que o BB possui.
    Sorte teriam todos os adolescentes participantes do programa, se tivessem pessoas como você como tutores. Nós, que já tivemos o privilégio de trabalhar contigo, só temos que registrar e seguir seu exemplo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AL,
      O que eu faço é muito pouco. Mas às vezes um gesto que não nos custa nada pode ser muito importante para os menos favorecidos.
      Um abraço!

      Excluir
  4. Oi Sérgio, Nitalma... Serei sempre grato pelo apoio de vocês e pode ter certeza que nunca me esquecerei deste jogo e demais atividades que o Banco e vocês me proporcionaram a crescer tanto pessoalmente quanto profissionalmente.
    Estou terminando o curso Gestão de TI e atualmente trabalhando em um dos maiores fundos de pensão como suporte técnico em TI. Só tenho a agradecer.

    ResponderExcluir
  5. Cadu, Só agora, anos depois, vi esse seu comentário. Muitolegal saber da sua trajetória. Grande abraço e sucesso!!

    ResponderExcluir